Denuncie esta foto
reegii
Registro - SP
 

~* Esponja do Mar *~

~* Esponja do Mar *~

Nome: Esponja Vermelha

Nome científico: Mycale microsigmatosa

Classe: Desmospongias 

 

Alimentação     

As esponjas são animais filtradores: a s partículas alimentares que estão suspensas na água penetram no corpo da esponja através de poros microscópicos – poros inalantes – e cai no átrio - cavidade central - onde células especializadas chamadas coanócitos retiram gás oxigênio e capturam partículas alimentares presentes na água (como a digestão ocorre no interior destas células diz-se que os poríferos têm digestão intracelular), ao mesmo tempo em que elimina resíduos não aproveitáveis e gás carbônico. Essa água sai do corpo da esponja através do ósculo, que se encontra sempre acima do resto do corpo do animal, uma adaptação importante, pois evita a recirculação da água onde já foram retirados alimento e oxigênio e adicionados resíduos.

Em nenhum outro animal a abertura principal do corpo é exalante como no caso das esponjas, mais uma característica particular destas.

Localização

  Todas as esponjas são sedentárias podendo viver individualmente ou em colônias. Vivem em meio aquático (tanto água doce como salgada), geralmente na linha da maré baixa até a profundidade onde atingem os 5550 metros.

As esponjas crescem sempre aderidas a substratos imersos, como madeiras, conchas, rochas, etc. Muitas apresentam um aspecto quase vegetal (pó isso foram consideradas plantas durante muitos séculos), embora possam se brilhantemente coloridas.

Podem ser encontradas em todo o litoral, desde Pernambuco até são Paulo.   

Reprodução

  A reprodução das esponjas pode ser assexuada ou sexuada. No caso da assexuada, reconhecem-se três processos:   

  Regeneração: os poríferos possuem grande poder de regenerar partes perdidas do corpo. Qualquer parte cortada de uma esponja tem a capacidade de se tornar uma nova esponja completa.    

  Brotamento:     consiste na formação de um broto a partir da esponja-mãe. Os brotos podem se separar, constituindo novos animais.

  Gemulação: é um processo realizado pelas espécies de água doce e alguns marinhos. Consiste na produção de gêmulas, um grupo de amebóides que são envolvidos por uma membrana grossa e resistente.

Quando a reprodução é sexuada, observa-se que a maioria das esponjas é hermafrodita, embora existam espécies com sexo separado, não há gônadas para a formação de gametas, sendo estes originados pelos asqueócitos. A fecundação (interna) e as primeiras fases do desenvolvimento embrionário ocorrem no interior do organismo materno.

Curiosidades

    As esponjas podem filtrar em uma hora um volume de água centenas de vezes maiores que o volume de seu corpo.

Qualquer parte cortada de uma esponja tem a capacidade de se tornar uma nova esponja completa.

Somente o dono deste Vibe pode ler os comentários