Denuncie esta foto
bloarteb
João Pessoa - PB
 

Pinturas corporais indigenas

Pinturas corporais indigenas

Dizem que os índios não possuíam escrita e que isso facilitou a invasão européia. no entanto, estudiosos afirmam que a escrita do índio é sobre o seu próprio corpo. pesquise sobre o vigor artístico das pinturas corporais indígenas, suas funções e comente a beleza desse trabalho.

 

Vários grupos indígenas utilizam frutas e flores como matéria-prima para “fabricação” das tintas, como o urucu que produz o vermelho, o genipapo da qual se adquire uma coloração azul marinho quase preto, o pó de carvão que é utilizado no corpo sobre uma camada de suco de pau-de-leite, e o calcáreo da qual se extrai a cor branca. Os desenhos são normalmente elaborados de forma abstrata e geométrica. Cada povo tem seus próprios regulamento e código na aplicação da pintura corporal. Cada grupo indígena e cada família desenvolvem padrões fies ao seu modo de ser. A pintura pode ser aplicada tanto por homens quanto por mulheres, mas, apesar de serem as mulheres as que mais se dedicam a essa tarefa, alguns homens são considerados excelentes pintores.  Uma pessoa pode ainda pintar a si mesma, solicitando ajuda só para aplicar a pintura nas partes do corpo que não alcançaria com as mãos. Os indivíduos podem ter o corpo todo ou apenas parte dele pintado. Todos se perguntam por que danado eles se pintam.. então aqui esta a resposta! A pintura corporal tem vários sentidos. Os índios pintam o corpo para enfeitá-lo, acreditam que as pinturas os defendem contra o sol, os insetos e os espíritos maus. Muitas vezes revelam de quem se trata e de como esta se sentindo e do que pretende. As cores, os desenhos de certa forma falam.. Boa tinta, boa pintura garantiam boa sorte na caça, na pesca, etc. Cada pintura tem um significado, elas mudam de acordo com os rituais.

A arte indigena para nos é simplesmente espetacular. É uma pena saber que existem pessoas que nao apreciam essa cultura maravilhosa. Mas, enquanto essas pessoas nao mudarem, nos estaremos aqui tentando aprender cada vez um pouco mais.